Prêmio Colunistas 2016 - Informações Gerais (Regulamento)

I - Objetivos da Premiação VOLTAR AO TOPO

O Prêmio Colunistas é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda - Abracomp, com o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de Comunicação de Marketing realizados por empresas e profissionais atuantes no Brasil.
O Prêmio Colunistas 2016 será realizado através das seguintes premiações:
Mídias Integradas, Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Branded Content, Técnica, Promo e Live, Marketing Direto, RP, Design, Mídia e Inovação.


II - Como se inscrever VOLTAR AO TOPO

1. Qualquer pessoa ou empresa pode inscrever trabalhos em que esteja envolvida no planejamento, criação, aprovação ou produção.
1.1. Os trabalhos inscritos podem ter sido produzidos, veiculados, distribuídos ou realizados no Brasil ou no Exterior, devendo, porém, ser inscritos na regional da premiação que corresponda ao estado em que esteja sediada a equipe de criação responsável por ela, independente da localização do anunciante ou cliente.
1.2. Exclusivamente no Colunistas Técnica é possível a produtoras e estúdios inscreverem trabalhos realizados para agências ou clientes de outras cidades, estados ou países, ainda que não estando no escopo da região em que estas empresas estejam sediadas.
1.3. Este ano, serão realizadas as regionais Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

2. Somente poderão concorrer trabalhos que tenham atingido seus públicos inicialmente no período entre 1º de janeiro de 2015 e 30 de outubro de 2016 e não tenham concorrido a versão anterior do Prêmio Colunistas na mesma área de premiação.

3. Para se inscrever, o interessado deverá utilizar obrigatoriamente o software InscrevePC 2016 disponível para download no site da Abracomp, em www.colunistas.com, ou solicitado às Secretarias Regionais da entidade. Através do sistema serão informados os dados do responsável pela inscrição e as informações de cada trabalho.


III - Os Prêmios VOLTAR AO TOPO

Além dos prêmios descritos nos regulamentos das diversas premiações do Colunistas 2016, os Júris das Regionais do Colunistas 2016 poderão conceder os títulos de:
• Agência de Comunicação do Ano, para a agência que tiver alcançado o melhor desempenho em todas as premiações do Colunistas 2016.
• Anunciante do Ano, para a empresa anunciante que tiver alcançado a maior pontuação na soma de todas as premiações do Colunistas 2016 ou se destacado na regional e no período abrangindos pela premiação.
• Publicitário do Ano, para o empresário ou dirigente de empresa de comunicação que mais tenha se destacado na região e no período abrangidos pela premiação.
• Profissional de Propaganda do Ano, para o profissional da área publicitária que mais tenha se destacado na regional e no período abrangidos pela premiação.

Para os cálculos de desempenho, o Prêmio Colunistas conferirá, a cada trabalho premiado, as seguintes pontuações:
• Grande Prêmio: 10 pontos
• Medalha de Ouro: 6 pontos
• Medalha de Prata: 4 pontos
• Medalha de Bronze: 2 pontos

Além disso, sobre as pontuações de cada prêmio será aplicado um valor multiplicador, de acordo com os seguintes pesos:
• Peças Isoladas: Peso 1;
• Séries de Peças, Eventos e Ações Promocionais, Cases de RP e Inovação: Peso 1,5;
• Mídias Integradas, Campanhas ou Programas de Marketing Direto e Cases de Marketing Promocional e de Design: Peso 2;


IV - Critérios de Julgamento VOLTAR AO TOPO

Em todas as premiações do Prêmio Colunistas 2016, os jurados analisarão os trabalhos inscritos a partir dos seguintes critérios:
Originalidade
Análise de como o trabalho inovou e se diferenciou conceitual e criativamente em relação ao histórico da categoria.
Pertinência
Análise da relação entre a proposta do trabalho e os objetivos do cliente.
Adequação ao Target
Análise da relação da mensagem ou experiência transmitida com o público a que foi destinada.
Qualidade Estética e Estilística
Análise das técnicas utilizadas de design, programação visual, direção de arte, cinematografia, redação, roteiro etc.
Clareza das Informações
Análise de como o objetivo de comunicação do cliente foi passado no trabalho.
Qualidade de Produção
Análise da materialização da ideia ou conceito, pelo uso e acabamento dos materiais pelos diversos fornecedores etc.
Benefícios para o Cliente
Análise dos resultados do trabalho, como aumento de lucratividade, crescimento de vendas, melhoria na imagem da marca etc.
Responsabilidade Social
Análise do impacto do trabalho no meio ambiente, sociedade, cultura e economia.


V - Outras Informações VOLTAR AO TOPO

1 - É do concorrente a responsabilidade pelos custos e segurança do envio dos trabalhos até as Secretarias Regionais da Abracomp.
1.1. É igualmente do concorrente a responsabilidade, a qualquer tempo, pela integridade e pela disponibilidade online dos materiais inscritos que estiverem sediados em sites do próprio concorrente ou sites de compartilhamento de imagens, apresentações, vídeos e sons.
2 - A formalização da inscrição através do envio da Carta de Inscrição e seus arquivos correspondentes caracteriza o conhecimento e a concordância do interessado nos termos deste Regulamento, cabendo exclusivamente a ele verificar a adequação de seus trabalhos às condições estipuladas nesta Orientação e às Categorias das diversas premiações.
2.1. Não haverá recurso ou ressarcimento no caso de um júri considerar qualquer inscrição inválida, de acordo com os termos descritos aqui e nos Regulamentos das diversas premiações.
2.2. A Abracomp, no entanto, reserva à secretaria de cada regional e aos júris o direito de remanejarem as inscrições dos concorrentes de maneira a colocá-los na Premiação ou Categoria que considerem mais adequadas aos objetivos do julgamento.
3 - A Abracomp não se compromete a devolver, após o julgamento, os materiais recebidos para avaliação.
3.1. Excepcionalmente, no caso de peças únicas, gráficas ou tridimensionais, caso seja necessário ter o material de volta, registre a intenção com o coordenador de sua Regional.
4 - Os trabalhos que receberem Diplomas de Ouro nas versões regionais do Colunistas 2016 estarão automaticamente habilitados a concorrer ao Prêmio Colunistas Brasil, através de confirmação do interesse na participação em formulário disponibilizado no site da premiação.
4.1 - O envio destes trabalhos para o julgamento do Colunistas Brasil é por conta e responsabilidade da Abracomp no caso de materiais digitais e pranchas montadas até o tamanho A2. No caso de materiais de dimensões superiores ou materiais tridimensionais de grandes proporções, os custos de transporte para o julgamento nacional serão repassados à empresa responsável pela inscrição, podendo a mesma optar por fornecer fotos ou material em vídeo que permitam aos jurados avaliar o trabalho.
5 - Não poderão concorrer aos Grandes Prêmios relacionados no item III as empresas e profissionais direta ou indiretamente envolvidos com a Abracomp ou com a organização, produção ou patrocínio de qualquer das regionais do Prêmio Colunistas.
6 - No ato da inscrição, o concorrente automaticamente concorda em ceder os direitos de reprodução das peças inscritas em materiais de objetivo cultural e/ou informativo ligados à Abracomp ou ao Prêmio Colunistas (sites, CDs, publicações impressas ou audiovisuais, exposições etc), sem qualquer compensação financeira.
7 - Os concorrentes obrigam-se a fornecer à Secretaria de sua Regional uma imagem digital em alta resolução de cada eventual trabalho premiado ou um vídeo do conjunto dos prêmios, de acordo com a orientação que vierem a receber da Abracomp.
8 - As empresas responsáveis pelas inscrições terão direito a duas cópias do diploma de cada trabalho premiado, entregues sem custos adicionais mediante a sua adesão à Cerimônia de Premiação.
8.1 - No caso de a empresa não poder comparecer à Cerimônia de Premiação, poderá encomendar os diplomas à secretaria do concurso, através do pagamento de uma taxa a ser definida pela organização local do evento, além dos eventuais custos do envio.
9 - A Abracomp se reserva o direito de alterar, a qualquer tempo, os termos dos regulamentos da premiação e dos demais documentos referentes ao Prêmio Colunistas, para ajustá-los às necessidades do concurso.

São Paulo, Junho de 2016

Armando Ferrentini - Presidente
Marcio Ehrlich - Vice-Presidente Executivo



Página atualizada até 09/09/2016